domingo, 24 de fevereiro de 2013

O Nascimento de Street Fighter II

Boas galera ! Esse feriado atrapalhou bastante nossas postagens, porém hoje estamos aqui retomando nossas postagens semanais.

Quero nessa oportunidade falar de um puta jogo, que marcou nossa infância, e sempre será um sucesso, e um jogo que sempre iremos jogar até depois de velho... STREET FIGHTER II


O Início - Street Figher I:

O Hadouken, foi apresentado ao mundo em 1987 através do personagem Ryu no jogo Street Fighter 1. Muitos não chegaram a conhecer o primeiro jogo da série ou até mesmo nunca ouviram falar, mas isso deve-se ao fato que Street Fighter 1 foi um jogo que não fede e nem cheira, a Capcom esperava que Street Fighter iria corresponder com as expectativas, mas não foi isso que aconteceu. Deixando o fator BUSINESS de lado, Street Fighter foi SIM, um marco para o mundo dos jogos, o jogo foi revolucionário pois foi o jogo que criou esse gênero de luta, nunca ninguém havia visto um jogo de luta que possuía golpes que ião além de dar socos e chutes, dessa vez era possível acertar a cara do seu oponente com um soco fraco, ou forte, fora isso Street fighter inovou trazendo a possibilidade de executar golpes especiais e magias durante a luta, que podiam ser dados através de uma combinação de movimentos, isso ajudava bastante a causar um maior estrago no inimigo, e dava uma dinâmica maior no jogo. Street Fighter tinha mais uma carta na manga, o jogo mostrou as telas de bônus, SIM aquelas telinhas legais que te divertiam e tudo o que você tinha que fazer era espancar um objeto qualquer com muita ira que no final das contas você ia para a próxima luta com alguns pontos extras.

 


Bom mas se com tudo que Street Fighter apresentou ao mundo dos games, o porquê então não emplacou ? Pois bem caro amiguinho leitor, o problema nisso tudo era ( Um monte de problemas ) o jogo possuía gráficos legais, um sonzinho maneirinho ( tirando que quando o ryu anunciava os golpes como Hadouken, parecia que estava com um ovo na boca, mas deixa pra lá ) os aspectos gráficos e som, não foram responsáveis pelo fracasso, sabe o que foi caro amiguinho... A jogabilidade, o jogo pode ser lindo e maravilhoso mas se tiver uma jogabilidade horrenda associada a uma dificuldade extrema ai fudeu... A dificuldade era tão cruel que o computador batia nos players como se fossem bodes velhos, ou tuberculosos com pneumonia !!! Era insano D+ imagine só so Sagat vindo babando em você te enchendo de porradas e caneladas de muay thay e + uns  " Tiger Robocop " e ai você fica doidinho para soltar um Hadouken, e nada acontece... Até porque não acontecia porque era muito foda soltar um Hadouken, somente o Chuck Norris conseguia fazer aquela proeza, em fim isso foi o calcanhar de aquiles de Street Fighter, e te digo, encalhou por isso !
 

A única coisa boa mesmo em Street Fighter era o seu conceito, que era uma coisa inovadora e atemporal, tanto que a equipe que desenvolveu e trabalhou em Street Fighter sabia que isso era power d+ para a época e não quiseram abandonar o projeto, pois bem a vida tem que continuar não é verdade... Yoshiki Okamoto viu o jogo Double Dragon 2 e decidiu mandar sua equipe trabalhar em algo do mesmo gênero... vamos então para 1989, eis que a Capcom estava prestes a lançar um joguinho estilo Beat em UP, com uns caras chamados Cody, Guy e Haggar, foi ai que a equipe decidiu, vamos colocar o nome desse jogo de Street Fighter 1989, na cabeça da equipe isso iria ser bom, pois as pessoas iriam querer jogar, porque afinal quem nunca jogou Street Fighter não é mesmo... veja que lindo que seria, mas ai Chuck Norris apareceu e pediu a cabeça do cara que tava querendo colocar esse nome no jogo, e ele mandou os chefões da Capcom invetarem outro nome para o Beat em Up, se não ele iria voltar e iria executar a todos, diante dessa grande ameaça a Capcom não era louca de ir contra os mandamentos de Chuck Norris, então o game foi batizado de Final Fight. ( É Chuck Norris sabia mesmo o que estava fazendo não é mesmo !).
 

Eis que em 1990, a a insistência em criar um jogo com o nome de Street Fighter possuiu novamente a Capcom, e dessa vez eles cagaram no pau... Street Fighter 2010 era um jogo que possuía como protagonista um Cyborg chamado Ken ( versão americana -  talvez alguem achou que seria uma boa idéia associar o nome do amigo de Ryu a esse personagem - afinal esse jogo chama-se Street Fighter não é mesmo... ), porém na versão japonesa o protagonista chamava-se Kevin Stryker, o jogo possuía um clima futurista, e você tinha que dar um jeito em cyborgs descontrolados e bandidos especiais, para poder manter a ordem no universo... Em fim esse Street Fighter, não era nem de longe um Street Fighter, a merda foi feita, e o jogo lançado.

O Nascimento de Street Fighter 2 !!!


Com a cara quebrada em jogos que não caiam na graça dos gamers, a Capcom resolveu parar de fazer merda, e antes que algum filho de Satanás se levantasse com mais uma ideia do tipo, vamos fazer um jogo de corrida chamado Street Fighter, dessa vez em 1991 a porra começou a ficar séria ! 
O conceito do jogo Street Fighter não era bom, lógico que era, então foi ai que algum japonês discípulo de Chuck Norris disse, vamos aperfeiçoar o primeiro Street Fighter, e fazer um jogo que nunca ninguém viu antes ! Sim !!! todos gritaram, e o Japonês chefe da Capcom, que já estava com a barba grande de tanta preocupação deu um beijo na testa do discípulo de Chuck Noris, arregaçou as mangas, e BAZINGA, mandou todo mundo trabalhar em Street Fighter 2.
O fruto desse trabalho teve nome Street Fighter 2 The World Warrior. Nada mais nada menos que o jogo que revolucionou, e fez um puta barulho no mundo dos games e no mundo dos homens como nenhum outro jogo foi capaz de fazer...
De cara o jogo já encantava os olhos e o ouvido das pessoas, com uma musiquinha da hora que tocava enquanto uma treta comia solta em frente a um edifício. 

Dessa vez o game aprimorou o conceito, era possível escolher mais personagens, tinha até mesmo um Brasileiro o nosso querido Blanka, os personagens eram cativantes e cada um representava uma nacionalidade, a jogabilidade que era péssima em Street Fighter 1, foi aperfeiçoada, e em Street Fighter 2, se tornou um exemplo a ser seguido. O bagulho virou febre os molequinhos ficavam gritando HADOUKEN na hora do recreio, no fliperama as máquinas de Street Fighter ficavam cheia de gente, aliás o fliperama se tornou um lugar onde o coro comia, duelos insanos de Street Fighter eram constantes.
 

Para resumir Street Fighter 2, escolho uma palavra FANTÁSTICO !!! Todos queriam jogar, o sucesso era notório, e aquele japinha que estava barbudo e preocupado com as finanças, a essas alturas estava em curso com Silvio Santos para aprender a falar: Má ôee Quem Ké Dinheeeeeiroooooo... 
Alguns clones de Street Figher foram produzidos, a fim de ir na aba do sucesso... World Heroes e Power Atlete foram jogos que fizeram uma chupinhesca na cara dura, mas logicamente não tiveram o mesmo sucesso.

Em 1992, a Capcom trouxer o sucesso do Arcade para o Super Nintendo, mas que INVEJA que eu tinha de quem tinha uma poha de um SUPER NINTENDO, eu tinha que me contentar com Power Atlete no meu MEGA DRIVE, desgraça !!!! Pior que essa merda de Super Nintendo que hoje voce compra por 100 merréis no mercado livre, na época custava o olho da cara + um fígado, e eu implorava para meu pai ficar sem os olhos e 1 fígado, porque eu queria muito, me lembro que quando passeávamos todos da família no shopping, meu pai até tentou um dia comprar um, mas a grana não tava dando, mas ai meu pai me deu um Mega Drive, e hoje só tenho a agradecer meu pai, porque o Mega é foda !!!! e marcou muito a minha infância, demorou um pouco para o Street sair pra Mega Drive, mas quando saiu também na boa ficou melhor do que o do Super Nintendo ( minha opinião, e que venham as pedras ! )
A molecada pirou na batatinha de vez !!! Antes os porras ficavam gritando Hadouken na escola, agora ficavam gritando em casa, aliás junto com um monte de amiguinhos catarrentos e com os pés sujos que deixava aquele carpete que a sua mãe se fudeu para limpar sujo em fração de minutos ( coitadas das mães, certamente elas não possuem uma boa recordação do Street Fighter ).
Até 2008 Street Fighter de Super Nintendo foi o jogo mais vendido da Capcom, nem séries de sucesso como Resident Evil, Devil Cry Man e outras bateram esse recorde ! ( chupa !!! )
 


Street Fighter Champion Edition:


Ainda em 1992, a Capcom resolveu por pra fuder de vez, e lançou Street Fighter Champion Edition, foi a cereja que estava faltando no bolo, dessa vez os chefões abertos, era possível jogar com Sagat, Vega, Balrog e Bison, essa possibilidade que a Capcom estava nos dando só nos deixou mais felizes e mais viciados !!!!
Além da possibilidade de jogar com os chefes, agora era possível escolher o mesmo personagem, agora dava para tirar contra Blanka vs Blanka - Guile vs Guile - etc...

A essa altura do campeonato, até Chuck Norris já estava viciado em Street Fighter, e sabe o que isso significa... a Capcom tava com dinheiro até no c....  O que fez aquele japoneizinho que a essas horas já aprendeu com Silvio Santos a falar: Má ôee Quem Ké Dinheeeeeiroooooo... 
Se já não bastasse o dinheiro que esse japa tinha, ele queria MAIS, MAIS e MAIS !!!! acho que ele tava querendo Dominar o MUNDO !!!

Street Fighter 2 Turbo:


Bom a essa altura, ninguém mais lembrava da Capcom dando cabeçadas em jogos toscos, nem mesmo o japinha lembrava que já tinha ficado barbudo, aliás nesse momento o mundo dos vídeo games e as pessoas não conseguia enxergar outra coisa a não ser Street Fighter.
Street Fighter Turbo, apresentou algumas novidades no game. ( É a Capcom não estava de brincadeira e não estava dando mole para a concorrência ). Dessa vez o jogo ganhou mais velocidade, como o próprio nome já induz a isso, bom mas isso não era tudo, agora era possível ver que os personagens ganharam cores novas, Sim !!!! eu disse CORES !!!!
O Blanka por exemplo, ganhou uma cabeilera azul nervosa, a Chun-li uma roupinha cinza escura que deixava ela bem Rock n Roll ( ui delícia ! ), e todos ganharam suas cores e tudo ficou o maior legal, mas... a porra continuou a ficar mais séria !!! Os personagens ganharam golpes novos !!! Sim eu disse GOLPES NOVOS !!! \o/\o/\o/
Agora era possível dar taktátarúgues no ar, a chun-lí aprendeu um tipo de Hadouken, todos ganharam uma técnica nova... A diversão ficou ainda maior, com essas novas possibilidades que nos foi apresentada.


Curiosidades:


- Durante a febre do Street Fighter Champion Edition foi lançado pelos PIRATAS o Street Fighter de Rodoviária ( vulgarmente apelidado pelos jogadores ), era possível nessa versão do Street lançar vários Hadoukens de uma única vez, era possível encher a tela inteira, e ainda tinham algumas versões que possibilitavam soltar mais de um Hadouken com uma única execução do comando.
O nome da rom para que você baixe é Street Fighter Champion Edition M1 ai existem 6 versões dela, que basta ir adicionando o numero na frente do M, M1, M2, M3, etc...

- Durante o auge de Street Fighter 2 World Warrior, uma empresa chamada Yoko, lançou sem o menor tipo de escrúpulos e sem nenhum tipo de autorização da Capcom um  tipo de Street Fighter para o Nintendinho, O jogo possuia os mesmos personagens, com seus respectivos golpes, telas em fim, foram muito machos pra fazer isso, agora as consequências que isso trouxe a essa empresa eu não sei quais foram, mas sei de uma coisa, na época isso foi um banquete para os molequinhos e os proprietários de nintendinho.

- A Capcom através de Street Fighter foi responsável por criar o gênero, disso todo mundo sabe, porém a Capcom bateu de frente com a SNK em relação ao comando de execução do Hadouken conhecido popularmente como Bolão, a Capcom quis proibir a SNK de colocar o comando de execução em seus games, porém com o passar do tempo isso caiu por terra, e todas as empresas usaram o comando e a ideia do Hadouken.

Nenhum comentário:

Postar um comentário